segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O PRODUCT PLACEMENT

PRODUCT PLACEMENT: UMA FONTE DE RECEITAS É o tema principal da secção "Marketing&Marcas" do Diário Económico, com peças assinadas por Marta Diniz de Araújo e Raquel Correia.



O que é o product placement? Trata-se de "uma técnica de marketing que as marcas usam para a sua própria promoção, aparecendo em séries de ficção, programas ou reality-shows", lê-se no jornal. Para ser mais simples, basta lembrar - acrescento eu - as conferências de imprensa de treinadores e jogadores de futebol. Aparecem sempre com um e o mesmo boné, publicitando uma determinada marca.

Segundo reza a história da publicidade esta modalidade tem mais de 500 anos. O historiador Alessandro Giannatasio conta que foi introduzida por um artista veneziano Paulo Veronese, que pintava as personagens dos seus quadros com os vestidos da moda, dando-lhes visibilidade para a sociedade endinheirada da Veneza do século XV.
Em 1896, os irmãos Lumière fizeram a sua primeira curta-metragem, Washing Day in Switzerland, que incluía várias cenas em que aparecia estrategicamente o sabão Sunlight e quem se fizesse acompanhar de uma embalagem beneficiava de um desconto de 50% no bilhete do cinema.


Desde os anos 40 que product placement e o patrocínio dos programas têm sido parte integrante do negócio publicitário das televisões nos EUA. O nome soap opera aparece para identificar as novelas onde esta táctica era utilizada.


De acordo com a Media Planning Group, os especialistas consideram que esta estratégia, em que as marcas aparecem dentro do programa de uma forma não agressiva e não intervindo no conteúdo, é mais benéfica que os anúncios convencionais. Uma vez que garante audiências e evita o zapping.





Em Portugal, foi em 1998 que o product placement teve o seu primeiro momento mais pronunciado com a série Médico de Família, produzida pela Endemol. Produtos de gama alimentar foram utilizados de forma explícita e revelaram-se uma boa estratégia, uma vez que chegaram a financiar 10% da série. Os valores deste negócio são mantidos em segredo pelas televisões.

As grandes vantagens deste tipo de comunicação é o facto do tipo de programa que está a ser visto poderá fazer alusão a produtos e o espectador nem se importa, e acaba por não fazer zaping. Tem tambem um alargada cubertura do publico alvo.


Outra grande vantagem para as marcas é o baixo investimento na produção deste tipo de comunicação, uma vez que os custos de produção estão associados a gravação do programa e acaba por não ter os mesmos custos que um spot publicitario.





Fontes: http://dn.sapo.pt/2005/12/14/media/product_placement_anos_historia.html
http://www.coolmedia.pt/prod_plac.html




Um exemplo de um programa em que é aplicado o Product Placement

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