domingo, 25 de janeiro de 2009

O BRANDING EXPERIENCE

A esquina da Times Square em Nova Iorque ganhou um bom exemplo de Branding Experince, a M&M´s World

O Branding Experience trata-se de uma técnica de comunicação que comunica a criação e divulgação das marcas através das novas tecnologias na internet tais como por exemplo: hi5; blogs; Messenger; Voip; Orkut; My Space; Youtube.



O Branding é uma actividade interdisciplinar que não deve e não pode ficar nas mãos de um só pessoa. Não existe construção das marcas sem o envolvimento por parte das empresas e o compromisso de que todas as pessoas cumprirão o que foi estabelecido na fase da estratégia, em cada um dos pontos de contacto que a marca terá com as pessoas.
A internet é um excelente meio de comunicação que permite o envolvimento das marcas, com os seus principais consumidores. Acaba por haver um envolvimento por parte das pessoas com as historias que as marcas criam, envolvendo pessoas normais, com vidas normais, dando sempre ênfase a marca.



Segundo Jared Spool (1996) “ O Branding Experience é a abordagem estratégica que permite o envolvimento das pessoas através de uma acção integrada, coordenada e planeada que torna possível a interacção com as marcas e os seus produtos.”
Uma das grandes vantagens desta técnica é o nível de envolvência que as marcas conseguem com os seus principais targets, utilizando como meio principal, a internet. Esta técnica também permite chegar aos consumidores com um budget bastante reduzido.
A grande desvantagem é o facto se ser uma técnica apenas dirigida as pessoas que utilizam a internet, ou seja, pessoas com menos habilitações literárias ou com menos recursos, acabam por não ter acesso a este tipo de comunicação.



Um dos exemplos que encontrei foi uma campanha norte-americana da Audi, na qual se intitula: “ Audi: Meet the Beckers”
Esta campanha envolve uma serie de 3 episódios de uma família de classe alta, construídos de uma forma bem-humorada que faz sátira com os seus principais concorrentes, usando para isso estereótipos ridicularizados do que seriam os condutores destas outras marcas (Mercedes e BMW).

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