sábado, 18 de outubro de 2008

TODAS AS IDEIAS PODEM TER VIRUS ?


O marketing viral é uma forma de comunicação que, quando bem sucedida, impacta um elevado número de consumidores. Porém, é uma técnica que prima pela incerteza quanto aos resultados. Alguns publicitários revelam a fórmula que pode tornar uma campanha viral eficaz.Em Setembro de 2005, ao referir-se aos atributos que levam uma ideia a ganhar proporções virais, Seth Godin escreveu no seu blogue: “Nietzsche é difícil de compreender e perigoso de difundir, logo movimenta-se devagar no meio das pessoas que desejam gastar bem o seu tempo”. Com esta frase, o especialista em marketing queria tão só sublinhar que as ideias com maior capacidade de difusão são transparentes, divertidas e fáceis de partilhar. Afinal de contas é de partilha que este artigo se debruça e, convenhamos, embora a obra do filósofo alemão possa dispensar a atenção de muitos leitores, não terá, com certeza, os ingredientes necessários para que a mensagem aí contida deflagre como um vírus na internet.
O fundamento do conceito do Marketing Viral é basicamenteo "boca-a-boca". Cada vez mais, as ideias de maior sucesso são aquelas que se espalham e crescem pelo relacionamento de clientes com outros clientes.
Assim, ao invés de se "empurrar" marketing para as pessoas, cria-se um ambiente em que os próprios consumidores fazem marketing uns aos outros. Por exemplo, ao sugerir um website, ao enviar uma noticia, um produto ou um artigo a um amigo, cliente e/ou fornecedor, estamos a fomentar o marketing viral e específico, já que estamos a fazer chegar a um potencial cliente uma informação que lhe pode interessar.
O objectivo de uma campanha de Marketing Viral é precisamente este: criar um ambiente que potencie a rápida disseminação de uma ideia, serviço ou produto, dos consumidores para os consumidores...
A principal vantagem é a velocidade e quantidade de consumidores que poderemos atingir com esta tecnica de comunicação.
Este é um bom exemplo de marketing viral

1 comentário:

Ana Paula Cruz disse...

Completar... face ao desafio pedido.