quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Marketing Relacional


O Marketing relacional tem a sua origem numa simples técnica de vendas, provada e comprovada, que remonta aos primeiros dias do comércio e que, pela massificação da economia, acabou por ser abandonada. Hoje, dado o imenso desenvolvimento das tecnologias de informação, foi recuperada e desenvolvida enquanto modelo de marketing capaz de dar suporte ao conhecimento do cliente.
No tempo dos nossos avós todos éramos tratados, empiricamente, de forma one-to-one. Os consumidores eram conhecidos pelo nome, sabia-se onde viviam, que tipo de produtos consumiam e quando os necessitavam. Sabia-se também como queriam que esses produtos fossem entregues e como costumavam pagar as suas contas. Tudo isto era objecto de registo na memória do lojista.Nesta perspectiva, dividiam-se inconscientemente os clientes em grupos de maior ou menor valor para o negócio. Desta forma, personalizavam-se os serviços e produtos para que se adequassem às necessidades e ao valor de cada cliente.


O Marketing relacional é o resultado da evolução natural do Marketing Directo e hoje em dia é aplicado através de diversos modelos de marketing como o Permission Marketing, o Marketing one-to-one e outros. Esta ideia é muitas vezes camuflada de diferentes maneiras mas, no fundo, todas querem dizer o mesmo – construção e desenvolvimento de relações entre a Marca e os seus Clientes, enquanto indivíduos com vontade própria, inteligência e necessidades específicas.
Uma relação com o consumidor não se estabelece de um dia para o outro; há que construí-la, há que ganhar confiança mútua, tal como numa relação de amizade onde a confiança só se adquire com o tempo. E enquanto estas etapas se vão construindo, vai-se notando uma mudança na atitude das empresas que as adoptam.

2 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ana Paula Cruz disse...

Faltam vantagens e desvantagens e exemplos e referência a fontes.
Continue e melhore que hei-de voltar por cá