sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O MARKETING TRIBAL





O conceito de marketing tribal surge a partir do momento que é possivel estar com qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo e a qualquer hora.
Esta tecnica interessa-se pela vertente sagrada do consumo, daí que esteja mais interessada em saber quais são os produtos ou serviços que ligam os consumidores de uma forma entusiastica e emotiva. Para trás fica o consumo básico de mera satisfação de necessidades básicas, entrando-se numa vertente de consumo sagrado, que tem valor simbólico para o consumidor e para toda a comunidade de que faz parte, que se traduz em rituais como o coleccionismo. Para estes consumidores “tribalistas” importa mais o valor de ligação do que o valor de uso de um determinado produto ou serviço.
Com esta nova aproximação ao consumidor, as marcas conseguem interagir de forma eficaz com o seu core target, criando assim uma relação mais emocional.
Este é um novo caminho que os marketers devem começar a ter em atenção, se querem chegar de forma certeira junto do seu público-alvo.

Algumas marcas já avançaram nesse sentido, tais como:

- A sumol cria o conceito que leva os consumidores deste produto a sentirem-se parte de um grupo, o termo "sumólicos" foi adoptado pelos consumidores da marca, que desta forma se encontram unidos pelo sabor.
- O Sport Lisboa e benfica cria o kit novo socio, de maneira a criar um grupo restrito de adeptos que estão unidos pela paixão ao clube.

Uma das grandes vantagens desta técnica é o facto das "tribos" espalharem as vantagens do produto a novos membros atraves da internet e das novas tecnologias.

A Surfrider Fundation é um bom exemplo de marketing tribal … è uma organização mundial sem fins lucrativos .. actualmente com mais de 50.000 seguidores e com mais de 80 locais de representação em todo o mundo: Esta organização defende o as praias, as ondas e o meio e todo o seu meio circundante .




A grande desvantagem é ser uma técnica dirigida apenas para grupos segmentados, nichos de mercado, pessoas que querem ser envolvidas nas historias das marcas a que aderem.

Fonte: http://www.slingshot.online.pt/marketing-tribal-slingshotonlinept